O Plano de Salvação e sua Existência.

05-11-2010 01:35

 

O PLANO DE SALAVAÇÃO E SUA EXISTÊNCIA -

 A Bíblia diz que em Deus nós vivemos nos movemos e existimos (At 17.28). Essa mesma Bíblia nos diz que de Deus nós nos extraviamos (Rm 3.12). Era para nós não existirmos mais. Mas em Gn 3.15 Deus comunica que nós vamos continuar existindo porque Ele tem um plano de redenção para nós, um recurso capaz de livrar e salvar. Esse plano de redenção consiste na morte substitutiva de Jesus Cristo (seu filho).Substitutiva pelo fato d’Ele morrer a nossa morte para que possamos viver a sua vida.

 

Mas qual era a nossa morte e qual era a sua vida?

         A nossa morte era a morte eterna, ou seja, a eterna separação de Deus, do nosso criador. Qualquer tentativa de aproximação resultaria em sermos instantaneamente fulminados (mortos) pela pureza de Deus, por sua santidade. Pois qualquer ameaça em contaminar, em sujar, macular sua pureza, sua própria santidade o protegeria como sendo um sistema de defesa, uma espécie de anticorpo para mantê-lo tal como é e para sempre será, puro e santo. Como bem se expressa Paulo na carta aos efésios 2.3b quando diz que antes de sermos alcançados pelo plano da salvação de Deus “éramos por natureza filhos da sua ira”.

            Foi essa a morte que Jesus morreu em nosso lugar, sofrendo sobre si a ira de Deus por nós, por mim, por você. Quando no Getsêmani em Lc 22.42 Ele pede ao Pai que se “queres passa de mim este cálice”, o significado ali é sua ira, a ira de Deus que estava prestes a vir sobre Ele. Mas ao invés de passar de sobre Ele sua ira o Pai envia anjos que lhe conforta e segue com seus propósitos, afinal se a ira de Deus não repousasse sobre Jesus certamente ela viria sobre nós, sobre mim e sobre você.

            E ao vir sobre Ele a ira que era para nós Ele acabou por estar no lugar onde eu e você viveríamos eternamente. No lugar dos mortos onde os demônios aprisionam as almas e de lá elas jamais saem e lá ficam em agonia separadas do gozo e da presença do criador pelos séculos dos séculos.

            Mas, como muito bem expressa Pedro em seu discurso em Atos 2.24 “Ao qual, porém, Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte; porquanto não era possível fosse ele retido por ela”. E assim, onde eu e você passaríamos a eternidade Ele passou três dias para que eu e você nunca mais entrássemos lá.Porém, isso foi feito para que vivêssemos sua vida.

            E como era sua vida? A passagem bíblica a seguir, não é a única que fala como era a vida de Jesus, mas a resume bem:

                Jo 17.4-6 diz que: Com sua vida Jesus glorificava a Deus na terra; manifestava o amor de Deus aos homens; ensinava-os a guardar (obedecer) a sua Palavra. Como está nossa vida? Ele morreu a nossa morte, e nós temos vivido a sua vida?!

 Missª Néria Regina

—————

Voltar